domingo, 4 de abril de 2021

Caminhadas com crianças

O bem-estar das crianças e a proteção da natureza estão intimamente ligados. E embora as pesquisas digam que as atividades de ar livre são essenciais para o seu desenvolvimento saudável, as crianças de hoje têm cada vez  menos ligação à natureza.


Os pais que são praticantes de atividades de campo sempre se questionam: como fazer caminhadas com crianças? A pergunta tem um motivo simples: a parentalidade é muito mais do que gerar um filho, é também transmitir princípios e valores para as gerações seguintes.
Antes das informações básicas sobre como introduzir os filhos nas caminhadas, é necessário ter em mente que o desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear. Durante a sua evolução individual a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo o seu desenvolvimento de modo particular, cada criança é uma criança diferente de todas as outras. Portanto, não siga as informações como uma “receita”, a construção da personalidade de uma criança deve respeitar a sua idade, sabendo-se no entanto que todas têm uma forma particular de se manifestarem.
A informação sobre distâncias e pesos, de seguida apresentada, foi obtida a partir de pesquisas com preparadores físicos, pediatras e outros técnicos, todos os números são médias, que variam de criança para criança.

Crianças dos 0 aos 3 anos


Há um consenso entre os pediatras de que não há uma idade certa para a criança começar a andar. O que é amplamente aceite é que existe um período para que isso aconteça, de acordo com a literatura médica existente é entre 10 e 18 meses. Entretanto, todos os especialistas concordam em que tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem futuramente gerar problemas.


Portanto, nas caminhadas as crianças que ainda não andam devem ser transportadas em dispositivos próprios, que sejam adequados e seguros, normalmente "mochilas" que podem ser encontradas nos espaços comerciais que vendem equipamento para atividades de ar livre, isso permitirá tanto aos pais como às crianças deslocarem-se em segurança e com conforto em contacto direto com a natureza.
As crianças ente os 7 e os 11 meses costumam gatinhar, e assim é importante levar um cobertor ou uma lona para que nas paragens possam estar livres e mais à vontade minimizado o contato direto com o solo.
Por volta dos 18 meses, as crianças encontram-se na "fase oral", em que tende a usar a boca para descobrir o mundo e para experimentar o que a cerca, durante essa fase a atenção dos adultos deve ser constante, para evitar potenciais acidentes.
Para as crianças que já conseguem caminhar, o ideal é levá-las a andar distâncias entre 400 metros e 3 km, a distância máxima proposta e recomendada para as que já se encontram próximas dos 3 anos, respeitando sempre o limite físico da criança.
Nessa idade, o ideal é que as crianças não carreguem qualquer peso, nem mesmo as mochilas adequadas a essas idades, para que a criança possa usufruir plenamente o contato com a natureza. Os pais, por outro lado, devem levar mochilas para que as crianças os vejam como exemplo e se sintam motivadas, no futuro, a fazer um bom uso desse precioso equipamento.

Crianças dos 4 aos 7 anos


Quando as crianças estão na faixa etária dos 4 aos 7 anos possuem toda a energia do mundo, parece que as "pilhas" nunca mais acabam. É essa a fase ideal para conhecer as atividades de campo. É também nessa idade que as crianças possuem uma curiosidade imensa, querendo parar a cada minuto para entender o que as rodeia, essa curiosidade deve ser estimulada pelos adultos, aproveitando também para transmitir conceitos como a perseverança, resiliência e concentração.


Nesta faixa etária as crianças já conseguem fazer sozinhas um grande número de atividades da vida diária, como lavar os dentes, saltar ao "pé-coxinho", subir e descer, etc. e as atividades de campo podem ser bastante prazerosas tanto para as crianças como para os adultos.
As caminhadas nesta idade não se devem limitar a sair do ponto "A" para o ponto "B", deve existir um itinerário que preveja paragens para ensinamento, reflexões, contemplações, pequenas conversas sobre o dia a dia da criança, etc.
Nesta idade o ideal é caminhar entre 3 e 7 km, permitindo "queimar" de uma forma saudável a energia extra, sem risco de lesões. É por esta altura que deve ser considerada a introdução do uso de mochilas, onde pode levar por exemplo um cantil com água e um agasalho, pois trata-se de um equipamento essencial para as atividades de campo, os especialistas estimam que uma criança poderá sem risco transportar uma mochila com 10 a 15% do seu peso corporal, no entanto nesta fase de introdução o peso da mochila não deverá ultrapassar os 10% do peso corporal da criança.

Crianças dos 8 aos 13 anos


As crianças com mais de 8 anos já podem fazer algumas caminhadas mais exigentes, como travessias, trilhos mais difíceis, etc. o que pode resultar numa atividade bastante gratificante tanto para todos os intervenientes.


Embora nesta faixa etária as crianças comecem a ter uma resistência física que lhe permite acompanhar os adultos na maior parte das atividades, isso não significa que "forçar" uma criança de 9 ou 10 anos a caminhar 10 km em cada saída seja uma boa ideia, pois "forçar" crianças a realizar atividades é fazer com que elas acabem por odiar essas atividades, o esforço proposto deve estar de acordo, não só com a capacidade física da criança, mas também com a sua disponibilidade mental, o mais importante é que ela sinta prazer e se divirta.
Com esta idade a capacidade de carregar peso também é incrementada, mas de qualquer modo, os adultos devem manter-se atentos por forma a que o peso das mochilas não ultrapasse os 15% do peso corporal da criança.

Independentemente da idade, permitir o contacto direto das crianças com a natureza é sempre uma excelente ideia, que se traduzirá sempre no seu crescimento e desenvolvimento equilibrado, levando a que no futuro sejam mais saudáveis e conscientes do mundo que as rodeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário