sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Atlas dos Municípios Saudáveis

O Atlas dos Municípios Saudáveis é uma plataforma web de acesso público, baseada em sistemas de informação geográfica (WebSIG), que contribui para a caracterização da saúde da população e a avaliação dos seus determinantes, servindo como ponto de partida para informar a decisão política e ação dos municípios que fazem parte da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

Este instrumento foi desenvolvido graças ao protocolo estabelecido entre a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e a Equipa de Investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT-UC).

O Atlas dos Municípios Saudáveis segue um modelo de avaliação multidimensional da saúde da população, com base na abordagem geográfica da saúde (relação entre as características do local de residência e o estado de saúde) e na abordagem intersetorial "Saúde em Todas as Políticas".

A saúde da população de cada município é avaliada em nove dimensões - duas de resultados em saúde e sete de determinantes da saúde - que se desdobram em 94 indicadores (54 indicadores prioritários e 40 indicadores complementares).

A informação estatística dos indicadores está disponível ao nível do concelho e, sempre que possível, ao nível da freguesia, fornecendo uma base de evidência sobre o estado de saúde da população (quais doenças que a afetam e quais são as causas de morte) e sobre os fatores contextuais que influenciam a sua saúde e bem-estar, como as condições sociais, económicas e ambientais (como se vive e a que recursos se tem acesso). Além disso, são apresentadas boas práticas dos municípios associadas aos indicadores de determinantes, incluindo ações, medidas e projetos locais com potencial para contribuir positivamente para a promoção da saúde da população.

Objetivos:

  • Posicionar a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis a nível nacional e internacional, destacando-a como um agente catalisador do Projeto das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS)
  • Fornecer um quadro de referência abrangente para avaliar a saúde da população de forma integrada, multidimensional e sistematizada, com o potencial de informar a elaboração do Perfil de Saúde Municipal, bem como a definição de estratégias de promoção da saúde e da equidade em saúde.
  • Estabelecer uma plataforma de conhecimento e divulgação de boas práticas em políticas, medidas e ações com o potencial de melhorar os determinantes da saúde, contribuindo para a tomada de decisões informadas.

»» Acesso ao Atlas ««


Nenhum comentário:

Postar um comentário