terça-feira, 9 de maio de 2023

Atlas Europeu do Ambiente e Saúde

 Sabe qual é a qualidade do ar na sua área de residência? E a que nível de ruído ambiente está sujeito?

Agora você pode aceder a essas e outras informações sobre a qualidade ambiental da área onde vive, ou qualquer localização na Europa, através de uma plataforma online, o Atlas Europeu do Ambiente e Saúde da Agência Europeia do Ambiente (AEA). Lançado há poucos dias, o atlas apresenta de uma forma simples e intuitiva como a poluição e outros riscos ambientais afetam a saúde e o bem-estar dos Europeus.

Esta ferramenta interativa, a primeira nesta escala, permite aos utilizadores visualizarem como o ambiente ao seu redor afeta a sua saúde e bem-estar através de conjunto de mapas detalhados. Abrange tópicos como qualidade do ar, ruído e silêncio, espaços verdes e mudanças climáticas em todos os países que integram a AEA. Alinhado com muitas das metas políticas da UE, o atlas é uma das ferramentas preparadas e publicadas pela agência com o objetivo de apoiar a monitorização do objetivo de poluição zero na União Europeia.

Qual é a qualidade ambiental no local onde vive e como isso o afeta?

Este atlas também permite ao utilizador criar e compartilhar uma “classificação ambiental” de um endereço ou local específico, bem como visualizar as desigualdades na exposição a riscos ambientais, como por exemplo os relacionados com o rendimento. O atlas é baseado numa ampla variedade de dados e análises sobre os riscos ambientais para a saúde e os benefícios de um ambiente saudável, elaborado com dados provenientes de fontes confiáveis e visa reunir tudo isso numa aplicação acessível e relevante para o público.

O Atlas Europeu do Ambiente e Saúde será um "produto vivo", o que significa que será atualizado regularmente e aberto à participação dos utilizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário